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27 de outubro de 2010

Trocando o que conheceu


AVALIAÇÕES DE PRODUTOS MULTIMÍDIA
Todo trabalho em grupo, quando bem planejado e direcionado com responsabilidade e clareza de objetivos, proporciona crescimento a quem participa. Através desta atividade coletiva, pudemos entrar em contato com excelentes sugestões. Algumas destas, estão listadas abaixo:


             Dos sites visitados apreciei os vídeos acima citados com o intuito de levar para a sala de aula uma maneira diferente, motivadora e prazerosa para se trabalhar a produção escrita explorando também as áreas perceptivas da criança.

Através desta pesquisa, pudemos encontrar muitos vídeos e sugestões interessantes. São muitas possibilidades e por isso, precisamos saber exatamente o que estamos procurando para não perder tempo. Trabalho com o Ensino Fundamental I, então meu foco foram os vídeos que pudessem ser utilizados no trabalho com as crianças que tem entre 6 e 11 anos de idade. Para essa faixa etária encontrei vídeos bem atrativos, como o “Amigão Zão”, um vídeo encontrado no Porta Curtas  que dura apenas um minuto e, através do qual podemos trabalhar com nossos alunos uma animação sem voz, sem texto, com um roteiro perfeito, que consegue expressar o melhor da amizade em cenas corriqueiras,  em gestos puros e sentimentos como companheirismo, cumplicidade e sensibilidade. Como este, outros sites também trazem muitas e boas idéias. São eles:
Ø  O Cineduc – Cinema e Educação, cuja  preocupação é de dar às crianças e jovens a possibilidade de conhecer os elementos da linguagem cinematográfica, usados pelos cineastas para realizar suas obras. Desta maneira, criam-se platéias críticas, que não recebem passivamente os valores difundidos pelo cinema e pela televisão.

Ø  A Cinemateca Brasileira, instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira. Desenvolve atividades em torno da difusão e da restauração de seu acervo, um dos maiores da América Latina. São cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais. Possui também um amplo acervo de documentos formado por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

Ø  O "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos. Neste endereço podemos encontrar obras como: A bruxa e o caldeirão, de José Leon Machado e A borboleta azul, de Lenira Almeida Heck, para trabalhar a leitura com as crianças.

Ø  Abaixo estão relacionados os endereços pesquisados:

Ilda Cristina e Sandra.

26 de outubro de 2010

Socializando uma experiência com projeto


Projeto de Revitalização do rio Capivari

            O presente projeto se propõe estabelecer parcerias com entidades de ensino, comercio local e indústrias com abrangência significativa para a revitalização  do Rio Capivari no município de Itamonte. Bem como disseminar informações nas escolas da região junto aos órgãos ambientais envolvendo também os idosos, os professores e alunos das escolas públicas e particulares de forma a sensibilizar a população para a importância  da manutenção de uma floresta as margens do Rio Capivari, reabilitando toda a vida e vegetação que tem o seu  ciclo às margens do rio.         
Por falta de estratégias de desenvolvimento local, o crescimento da cidade tem piorado a qualidade da água do Rio Capivari. A Educação Ambiental fortalece e estimula a participação da população em Ações Ambientais.
 Com a finalidade última de construir estratégias de desenvolvimento local participativo e contribuir para a formação de paisagens que permitam a preservação das margens e o reflorestamento da mesma preservando a biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais, o projeto prioriza a educação ambiental e a conservação dos recursos naturais do nosso município, voltadas para as tecnologias sociais participativas para atingir a almejada sustentabilidade social, ecológica e ambiental.
A área foco deste projeto será às margens do rio Capivari do município de Itamonte, no Estado de Minas Gerais, podendo ser reaplicado em outros municípios de nossa região.

OBJETIVO GERAL


Promover junto com as escolas a construção de um viveiro de plantas da Mata Atlântica visando assim à valorização e reflorestamento das margens do rio Capivari no município de Itamonte – MG.

 OBJETIVO ESPECÍFICO


Plantar 10.000  (dez mil)  árvores de 15 (quinze)  espécies da Mata Atlântica em áreas de preservação permanente, contribuindo para a revitalização do rio Capivari em Itamonte, implantando uma cultura de preservação ambiental junto aos alunos envolvidos no projeto e  à população como um todo.

METODOLOGIA

Ø   Palestra de mobilização.
Ø   Formar equipes para a execução do trabalho.
Ø   Detectar lideranças para coordenação das equipes.
Ø   Capacitação das equipes.
Ø   Montar oficinas para a prática e seu uso em campo.
Ø   Coletar 10,000 garrafas pet.
Ø   Dia de campo, coletar sementes.
Ø   Semeadura.
Ø   Mapear local de plantio identificando os locais por zonas úteis.
Ø   Plantar mudas.
Ø   Estaquiar as mudas uma a uma.
Ø   Identificar as mudas através de placas com nome e tipo.

 RESULTADOS ESPERADOS


·         Efeito demonstrativo   da   proteção   da  vida da vegetação às
margens do rio Capivari;
·         Fortalecimento da consciência ambiental;
·         Comprometimento  com  a   preservação  e  manutenção  das
ações de revitalização do rio Capivari;

RECURSOS COMPLEMENTARES:
Ø  Registro através de fotos da execução do projeto.

CRONOGRAMA

O tempo estimado para a execução do projeto é de 9 meses. 
   



19 de outubro de 2010

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.


Segundo Samuel Rocha Barros (op. cit., p. 170-1), em sentido amplo o currículo escolar abrange todas as experiências escolares.
            É a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola (Jameson-Hicks).
            São todas as experiências dos alunos, que são aceitas pela escola como responsabilidade própria (Ragan).
            São todas as atividades através das quais o aluno aprende (Hounston).   Em sentido restrito currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange dois outros conceitos importantes: o de plano de estudos e o de programa de ensino.

Alves (2004,p 219) comenta:
                         “É preciso criar e desenvolver o espaço-tempo do saber cotidiano para se entender a introdução das novas tecnologias e dos novos conhecimentos no cotidiano de formação dos profissionais que atuam em múltiplos contextos. É preciso compreender o saber que surge do uso, com suas formas e inventividades próprias.”

            Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. Devemos pensar no currículo que se desenvolva por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação. O que implica a incorporação das principais características desse meio digital no desenvolvimento do currículo.. Não se trata mais do uso eventual da tecnologia, mas de uma forma integrada com as atividades em sala de aula.



Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo


REELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

A PRODUÇÃO DE TEXTO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS
Objetivos:
  • reconhecer o vídeo enquanto um texto não-verbal;
  • conhecer  o vídeo em forma de animação;
  • reforçar a acuidade auditiva dos alunos;
  • produzir textos orais a partir da interpretação de vídeos;
  • exercitar a capacidade de fazer inferências e levantar hipóteses;
  • produzir textos escritos a partir da interpretação dos vídeos.
  • Utilizar os recursos de programas de edição e de texto, como o Word , para organizar a produção e revisá-la.
  • Utilizar a opção do Google tradutor para traduzir os títulos dos filmes.
Componentes Curriculares:
Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Ciências, Língua Estrangeira
Conteúdo:
Produção de texto

Ano/Série
2º e 4º anos
Duração das atividades
5 aulas /módulo
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que os alunos reconheçam a linguagem não-verbal como um componente produtor de sentidos, em um texto com linguagem mista. Devem ainda saber que texto não é somente um conjunto de palavras, uma vez que uma fotografia, uma ilustração ou um desenho, por exemplo, podem se configurar como um texto portador de sentidos, assim como um vídeo.
Estratégias e recursos da aula
1ª etapa
-  Iniciar as atividades assistindo através de vídeos os filmes relacionados abaixo. Nesta atividade o professor poderá escolher entre passar o vídeo através de DVD ou levar os alunos para a sala de informática para acessar os links.
Ø  Assistir os seguintes vídeos:
A maça de amor – (La manzana del amor)
Minúsculo Tranquilo  - ( Minusculo Tranquilo
Hiperatividade da joaninha – (Minuscule hyperactiv ladybug)
Minusculo a grande corrida - Minuscule The big race
Minúsculo

Ø  Exibir novamente os vídeos  para os alunos do 2º ano.

Ø       Interpretação Oral das histórias
Nesta atividade o professor deverá pedir aos alunos para recontar a história, instigá-los à construção de hipóteses, compararem opiniões, descrever os personagens, contextualizar os conteúdos assistidos à vida dos insetos.
Ø      Pesquisa através do Google tradutor para traduzir os títulos dos filmes.
Ø      Escolha a historia que mais gostou para produzir uma narrativa.

2ª etapa
Ø     Apresentar um vídeo previamente escolhido pelo professor;
Ø     Interpretação oral da história escolhida
Ø     Divisão da turma em 5 grupos de trabalho; propor sorteio para as atividades:
    
o   Cada grupo deverá desenvolver as seguintes atividades:

.  Produção da história em forma de narração
.  Produção da história em forma de poesia
.  Produção da história em forma de história em quadrinhos
.  Produção de uma propaganda da história
.  Construção de um personagem da história com sucata.

Durante o desenvolvimento das atividades a professora regente deverá pedir a colaboração de uma professora eventual para ajudar na mediação com os grupos. A partir deste momento os temas de cada grupo deverão ser orientados pelos professores, momento importante para o processo de ensino aprendizagem, pois é nos conflitos que irão surgir que a aprendizagem acontecerá espontaneamente.

.  Digitação das produções no editor de texto no Word ou no BrOffice of Writer. Nesta atividade o professor deverá orientar os alunos a utilizar as marcas do texto (narrativo, poesia, história em quadrinho, propaganda). Esse é um bom momento para sugerir outras mudanças, inclusive no aspecto gráfico e levar o grupo a revisar o material, adequando os trechos. Quando surgirem marcações automáticas do computador, indique o uso do corretor de ortografia e discuta com os estudantes se as opções da máquina são realmente adequadas. Todos devem salvar as produções para que sejam revisadas pelos colegas.
Apresentar aos alunos o software educacional HAGAQUÊ, ensiná-los os passos para o uso adequado do programa, ajudá-los na elaboração da história em quadrinhos e como salvar o arquivo.

.  Impressão das atividades.

Nas duas últimas atividades o professor precisará de um monitor para acompanhar os grupos na realização das atividades, sendo um momento para cada grupo trabalhar no laboratório de informática.

3ª etapa

Ø     Montar um painel e um estande para expor as produções.
Ø     Eleger uma produção de cada série para postar no blog da escola; pela professora.


Avaliação:
            Quanto às atividades pedagógicas desenvolvidas serão avaliadas as capacidades de: preparar o ambiente para receber os alunos, organizar o tempo e as etapas das atividades, estimular o envolvimento e a participação de todos, organizar as opiniões do grupo durante a exposição dos vídeos, direcionar o grupo para a atividade proposta, mediar conflitos e liderar o grupo.
      Quanto as atividades pedagógicas desenvolvidas, serão avaliadas as capacidades dos
alunos: de reconhecer textos não-verbais e vídeos em forma de animação; produzir textos orais a partir da interpretação dos vídeos assistidos; de fazer inferências e levantar hipóteses; produzir textos escritos a partir da interpretação dos vídeos; ouvir com atenção a fim de entender as histórias propostas; utilizar os recursos tecnológicos como ferramentas que possibilitam a construção do conhecimento.
            Quanto ao projeto em si: a avaliação dos resultados alcançados será realizada procurando responder as seguintes questões: Que objetivos não foram alcançados? Os alunos participaram efetivamente do processo? Surgiram resultados não esperados? As estratégias foram adequadas aos resultados obtidos? Quais as consequências do processo, quais as limitações? O que deve ser reorientado? Com quem se pode contar? Quais as repercussões em nível pessoal e grupal?          

18 de outubro de 2010

Relato de Projetos de Trabalho


No decorrer do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, foram desenvolvidos quatro projetos de trabalho com integração de tecnologias. Com o desenvolvimento desses projetos pudemos perceber uma evolução interessante na utilização dos recursos tecnológicos. No primeiro projeto foram utilizados apenas recursos como rádio, TV e DVD, além do material impresso; no segundo projeto foram integradas as pesquisas na internet; passando pela gravação em vídeo da dramatização teatral dos alunos no terceiro projeto e finalmente encerramos na quarta unidade, com um projeto que possibilitou a utilização dos recursos do Word - programa de edição de textos, a opção do Google tradutor e a utilização dos recursos do software educacional HAGAQUÊ na produção de histórias em quadrinhos a partir dos vídeos apresentados.
            Uma evolução importante na medida em que possibilitou o desenvolvimento integral dos educandos, o que supõe não só atender as capacidades cognitivas, mas também as afetivas, motoras, de relações interpessoais, de inserção e atuação social. Outro ponto importante a ser considerado refere-se a possibilidade de reflexões pelo professor, acerca da integração das tecnologias ao currículo da escola.
            Um dos desafios que se impõe à escola neste cenário de mudanças da sociedade atual é o de buscar conexões entre os conteúdos desenvolvidos nas áreas e os que surgem espontaneamente da vida cotidiana, e os recursos tecnológicos, quando inseridos com responsabilidade no processo pedagógico, certamente poderão otimizar essas conexões.
            Quando Perrenoud fala sobre competências em sua obra Dez novas competências para ensinar, afirma que as novas tecnologias da informação e comunicação transformam espetacularmente não só nossas maneiras de comunicar, mas também de trabalhar, de decidir, de pensar. Cabe a escola, portanto, promover e valorizar a inserção desses recursos em sua prática pedagógica. (Sandra Mª C.G.Passos)
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 Pois é , Sandrinha, conclui o quanto as ferramentas tecnológicas foram importantes para a integração e a aprendizagem dos alunos. Ao realizar a atividade que envolveu o Teatro da Pituchinha, por exemplo, foi interessante perceber os conceitos de antes e depois,  ao assistirem o vídeo os alunos debateram o que ficou bom e o que poderá mudar em outra apresentação.
            No último projeto os alunos me surpreenderam quando ao uso do software HAGAQUÊ, pois achei que seria difícil a assimilação do programa, que nada, bastou duas explicações para que o grupo pudesse trabalhar com êxito, e, além disso, a aprendizagem foi além de saber utilizar o recurso, a interdisciplinaridade esteve presente o tempo todo, pois no momento do registro da história em quadrinhos, os erros ortográficos eram revistos pelos próprios alunos e a mediação entre o grupo foi estimulante.
            Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares

Possibilidades de Contribuições das Tecnologias


Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas e incluí-los na sala de aula é uma forma de garantir que as máquinas se tornem ferramentas a serviço da aprendizagem dos conteúdos curriculares.
O acesso a recursos multimídia de qualidade permite  que os alunos compreendam diferentes conceitos de forma muito mais concreta e que vejam imagens muita mais significativas e variadas  do que as que poderiam estar em um livro didático.


Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.


A PRODUÇÃO DE TEXTO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS
Objetivos:
  • reconhecer o vídeo enquanto um texto não-verbal;
  • conhecer  o vídeo em forma de animação;
  • reforçar a acuidade auditiva dos alunos;
  • produzir textos orais a partir da interpretação de vídeos;
  • exercitar a capacidade de fazer inferências e levantar hipóteses;
  • produzir textos escritos a partir da interpretação dos vídeos.
  • Utilizar os recursos de programas de edição e de texto, como o Word , para organizar a produção e revisá-la.
  • Utilizar a opção do Google tradutor para traduzir os títulos dos filmes.
Componentes Curriculares:
Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Ciências, Língua Estrangeira
Conteúdo:
Produção de texto

Ano/Série
2º e 4º anos
Duração das atividades
5 aulas /módulo
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que os alunos reconheçam a linguagem não-verbal como um componente produtor de sentidos, em um texto com linguagem mista. Devem ainda saber que texto não é somente um conjunto de palavras, uma vez que uma fotografia, uma ilustração ou um desenho, por exemplo, podem se configurar como um texto portador de sentidos, assim como um vídeo.
Estratégias e recursos da aula
1ª etapa
-  Iniciar as atividades assistindo através de vídeos os filmes relacionados abaixo. Nesta atividade o professor poderá escolher entre passar o vídeo através de DVD ou levar os alunos para a sala de informática para acessar os links.
Ø  Assistir os seguintes vídeos:
A maça de amor – (La manzana del amor)
Minúsculo Tranquilo  - ( Minusculo Tranquilo
Hiperatividade da joaninha – (Minuscule hyperactiv ladybug)
Minusculo a grande corrida - Minuscule The big race

Ø       Interpretação Oral das histórias
Nesta atividade o professor deverá pedir aos alunos para recontar a história, instigá-los à construção de hipóteses, compararem opiniões, descrever os personagens, contextualizar os conteúdos assistidos à vida dos insetos.
Ø      Pesquisa através do Google tradutor para traduzir os títulos dos filmes.
Ø      Escolha a historia que mais gostou para produzir uma narrativa.
2ª etapa
Ø     Apresentar um vídeo previamente escolhido pelo professor;
Ø     Interpretação oral da história escolhida
Ø     Divisão da turma em 5 grupos de trabalho; propor sorteio para as atividades:
o   Cada grupo deverá desenvolver as seguintes atividades:
.  Produção da história em forma de narração
.  Produção da história em forma de poesia
.  Produção da história em forma de história em quadrinhos
.  Produção de uma propaganda da história
.  Construção de um personagem da história com sucata.
.  Digitação das produções no editor de texto no Word ou no BrOffice of Writer. Nesta atividade o professor deverá orientar os alunos a utilizar as marcas do texto (narrativo, poesia, história em quadrinho, propaganda). Esse é um bom momento para sugerir outras mudanças, inclusive no aspecto gráfico e levar o grupo a revisar o material, adequando os trechos. Quando surgirem marcações automáticas do computador, indique o uso do corretor de ortografia e discuta com os estudantes se as opções da máquina são realmente adequadas. Todos devem salvar as produções para que sejam revisadas pelos colegas.
.  Impressão das atividades.
3ª etapa

Ø     Montar um painel e um estande para expor as produções.
Ø     Eleger uma produção de cada série para postar no blog da escola.


Avaliação:
            Quanto às atividades pedagógicas desenvolvidas serão avaliadas as capacidades de: preparar o ambiente para receber os alunos, organizar o tempo e as etapas das atividades, estimular o envolvimento e a participação de todos, organizar as opiniões do grupo durante a exposição dos vídeos, direcionar o grupo para a atividade proposta, mediar conflitos e liderar o grupo.
      Quanto as atividades pedagógicas desenvolvidas, serão avaliadas as capacidades dos
alunos: de reconhecer textos não-verbais e vídeos em forma de animação; produzir textos orais a partir da interpretação dos vídeos assistidos; de fazer inferências e levantar hipóteses; produzir textos escritos a partir da interpretação dos vídeos; ouvir com atenção a fim de entender as histórias propostas; utilizar os recursos tecnológicos como ferramentas que possibilitam a construção do conhecimento.
            Quanto ao projeto em si: a avaliação dos resultados alcançados será realizada procurando responder as seguintes questões: Que objetivos não foram alcançados? Os alunos participaram efetivamente do processo? Surgiram resultados não esperados? As estratégias foram adequadas aos resultados obtidos? Quais as consequências do processo, quais as limitações? O que deve ser reorientado? Com quem se pode contar? Quais as repercussões em nível pessoal e grupal?