Postagens populares

18 de outubro de 2010

Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.


A PRODUÇÃO DE TEXTO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS
Objetivos:
  • reconhecer o vídeo enquanto um texto não-verbal;
  • conhecer  o vídeo em forma de animação;
  • reforçar a acuidade auditiva dos alunos;
  • produzir textos orais a partir da interpretação de vídeos;
  • exercitar a capacidade de fazer inferências e levantar hipóteses;
  • produzir textos escritos a partir da interpretação dos vídeos.
  • Utilizar os recursos de programas de edição e de texto, como o Word , para organizar a produção e revisá-la.
  • Utilizar a opção do Google tradutor para traduzir os títulos dos filmes.
Componentes Curriculares:
Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Ciências, Língua Estrangeira
Conteúdo:
Produção de texto

Ano/Série
2º e 4º anos
Duração das atividades
5 aulas /módulo
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que os alunos reconheçam a linguagem não-verbal como um componente produtor de sentidos, em um texto com linguagem mista. Devem ainda saber que texto não é somente um conjunto de palavras, uma vez que uma fotografia, uma ilustração ou um desenho, por exemplo, podem se configurar como um texto portador de sentidos, assim como um vídeo.
Estratégias e recursos da aula
1ª etapa
-  Iniciar as atividades assistindo através de vídeos os filmes relacionados abaixo. Nesta atividade o professor poderá escolher entre passar o vídeo através de DVD ou levar os alunos para a sala de informática para acessar os links.
Ø  Assistir os seguintes vídeos:
A maça de amor – (La manzana del amor)
Minúsculo Tranquilo  - ( Minusculo Tranquilo
Hiperatividade da joaninha – (Minuscule hyperactiv ladybug)
Minusculo a grande corrida - Minuscule The big race

Ø       Interpretação Oral das histórias
Nesta atividade o professor deverá pedir aos alunos para recontar a história, instigá-los à construção de hipóteses, compararem opiniões, descrever os personagens, contextualizar os conteúdos assistidos à vida dos insetos.
Ø      Pesquisa através do Google tradutor para traduzir os títulos dos filmes.
Ø      Escolha a historia que mais gostou para produzir uma narrativa.
2ª etapa
Ø     Apresentar um vídeo previamente escolhido pelo professor;
Ø     Interpretação oral da história escolhida
Ø     Divisão da turma em 5 grupos de trabalho; propor sorteio para as atividades:
o   Cada grupo deverá desenvolver as seguintes atividades:
.  Produção da história em forma de narração
.  Produção da história em forma de poesia
.  Produção da história em forma de história em quadrinhos
.  Produção de uma propaganda da história
.  Construção de um personagem da história com sucata.
.  Digitação das produções no editor de texto no Word ou no BrOffice of Writer. Nesta atividade o professor deverá orientar os alunos a utilizar as marcas do texto (narrativo, poesia, história em quadrinho, propaganda). Esse é um bom momento para sugerir outras mudanças, inclusive no aspecto gráfico e levar o grupo a revisar o material, adequando os trechos. Quando surgirem marcações automáticas do computador, indique o uso do corretor de ortografia e discuta com os estudantes se as opções da máquina são realmente adequadas. Todos devem salvar as produções para que sejam revisadas pelos colegas.
.  Impressão das atividades.
3ª etapa

Ø     Montar um painel e um estande para expor as produções.
Ø     Eleger uma produção de cada série para postar no blog da escola.


Avaliação:
            Quanto às atividades pedagógicas desenvolvidas serão avaliadas as capacidades de: preparar o ambiente para receber os alunos, organizar o tempo e as etapas das atividades, estimular o envolvimento e a participação de todos, organizar as opiniões do grupo durante a exposição dos vídeos, direcionar o grupo para a atividade proposta, mediar conflitos e liderar o grupo.
      Quanto as atividades pedagógicas desenvolvidas, serão avaliadas as capacidades dos
alunos: de reconhecer textos não-verbais e vídeos em forma de animação; produzir textos orais a partir da interpretação dos vídeos assistidos; de fazer inferências e levantar hipóteses; produzir textos escritos a partir da interpretação dos vídeos; ouvir com atenção a fim de entender as histórias propostas; utilizar os recursos tecnológicos como ferramentas que possibilitam a construção do conhecimento.
            Quanto ao projeto em si: a avaliação dos resultados alcançados será realizada procurando responder as seguintes questões: Que objetivos não foram alcançados? Os alunos participaram efetivamente do processo? Surgiram resultados não esperados? As estratégias foram adequadas aos resultados obtidos? Quais as consequências do processo, quais as limitações? O que deve ser reorientado? Com quem se pode contar? Quais as repercussões em nível pessoal e grupal?          

Nenhum comentário:

Postar um comentário