ESCOLA MUNICIPAL PE DR JOÃO SCOTTI DE EF
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA_3º ANO_ Julho/11
ALUNO(A):_____________________________
1) Leia a receita abaixo
CREME DE ABACATE
Ingredientes:
1 abacate pequeno.
1 xícara de chá de leite frio.
3 colheres de açúcar.
Modo de fazer:
Corte o abacate ao meio e retire o caroço. Com uma colher, separe toda a polpa e coloque-a no liquidificador.
Acrescente o leite e o açúcar e bata tudo até ficar bem cremoso.
Despeje o creme em uma tigela e leve-o à geladeira por uma hora.
Se quiser, coloque raspas de limão sobre o creme no momento de servi-lo.
Rendimento: 2 porções.
Agora, responda as questões:
a) Qual é o principal ingrediente da receita do creme? Explique como você concluiu isso.
__________________________________________
b) A receita que você leu está dividida em três partes. Que partes são essas?
__________________________________________
c) A receita informa que o rendimento é para duas pessoas. Se você quisesse fazer essa mesma receita para seis pessoas, de quantos abacates precisaria?
__________________________________________
d)Na sua opinião, que ingrediente pode ser acrescentado ao creme e que não consta na lista ?
__________________________________________
2) Assinale a opção que apresenta uma característica de receita culinária.
( ) Ensinar alguém a preparar alguma coisa para comer.
( ) Contar uma história infantil.
( ) Expressar seu apetite por algum alimento.
3) Numere as etapas de acordo com a ordem em que o creme foi preparado.
( ) Bata tudo até ficar cremoso.
( ) Corte o abacate e retire o caroço.
( ) Antes de servi-lo coloque raspas de limão.
( ) Coloque o creme na geladeira.
4) Olhe o calendário.
MÊS DE NOVEMBRO | ||||||
D | S | T | Q | Q | S | S |
1 | 2 | |||||
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
Responda:
a) Quantos dias têm o mês de novembro?_____
b) O último domingo de novembro que dia será? ____
5) Leia a tirinha abaixo:
a) Assinale com um (X) a afirmativa certa:
Quando o cachorro Bidu pediu a patinha da cachorrinha em casamento, ele queria:
( ) ganhar o animal : pata.
( ) que o pai da cachorrinha permitisse que a filha se casasse com ele.
b) Reveja o segundo quadrinho da história e responda:
O pai da cachorrinha entendeu o que Bidu queria? Explique.
___________________________________
6) Leia as palavras abaixo:
freguês – lápis – ônibus |
xadrez – nariz - luz
Agora, assinale a opção correta.
a) O som da letra final das palavras dos dois grupos é:
( ) igual ( ) diferente
( ) igual ( ) diferente
b) Qual é o som que essas letras representam?
( ) som de s ( ) som de z
( ) som de s ( ) som de z
7) Leia o poema:
A pata de três patas
Vi uma pata
com três patas...
__ É sensacional!
__ Não posso acreditar!
__ A maior das maravilhas!
Acho muito natural:
o que tem de anormal
uma pata passear
com as suas três filhas?
Rema, rimar, de Teresa Noronha, Scipione.
O que as palavras destacadas têm em comum?
______________________________________
8) Releia o poema acina e pinte as palavras de acordo com a legenda:
- De Vermelho – um substantivo comum.
- De azul – uma palavra no plural.
- De verde - uma frase exclamativa.
- De azul claro – uma frase interrogativa.
- De amarelo – o feminino de filhos.
- De laranja – o sinal de reticências.
9) Veja a tabela e responda:
EQUIPES | PROVAS DA GINCANA | ||
Corrida com saco | Corrida com obstáculos | Cantar | |
Céu | 30 pontos | X | 55 pontos |
Mar | 27 pontos | 12 pontos | 41 pontos |
Terra | 50 pontos | 18 pontos | 20 pontos |
a) Que equipe ficou em primeiro lugar na corrida do saco?_____
b) Quem ficou em segundo lugar na prova cantar?______
c) Qual equipe não alcançou pontos na corrida de obstáculos?_____
10) Leia a tirinha abaixo:
ERA UMA VEZ...
Marque a opção correta:
O que a expressão “Era uma vez”, título da tirinha faz você lembrar?
( ) carta ( ) receita ( ) história infantil
11) Observe esta página do dicionário:
Agora, responda:
a) Porque a palavra "ajudar" vem escrita antes da palavra "alagar"?
12) Leia o quadrinho abaixo:
Encontre dois pronomes pessoais que aparecem na fala e copie-os:
____________
13)Leia a carta a seguir:
São Paulo, 16 de março de 2010
Querida Cecília,
Estou escrevendo para saber se você está bem.
Meus pais me contaram que você ganhou a bicicleta que tanto queria e fiquei feliz por isso, mas fiquei triste por não ter ido ao seu aniversário.
Aqui muita coisa mudou. Meu irmãozinho Caio nasceu e não estou mais com ciúme dele.
Ele é muito bonitinho e gosta muito de mim.
Na escola minhas notas estão ótimas, e a professora sempre elogiou minhas lições Vê se manda uma cartinha para mim contando as novidades, pois estou com muuuuuuuuita saudade!!!
Beijos da sua amiga.
Melissa.
Agora, responda as questões:
a) Quem recebeu a carta?___________
b) Quem é que mandou a carta?___________
c) Em que data essa carta foi escrita?__________
14) Assinale a sequência de palavras que está em ordem alfabética:
( ) azul-cinza-branco-roxo.
( ) perigoso-tijolo-viagem-janela.
( ) roupa-sapato-tesouro-uvas.
( ) helicóptero-índio-blusa-xícara.
15) Observe os símbolos e marque a frase correspondente:
( ) Proibido fumar.
( ) Proibido estacionar.
( ) Não compre cigarros.
( ) Proibido cantar.
( ) Proibido dançar.
( ) Proibido buzinar.
( ) Proibido dançar.
( ) Proibido buzinar.
( ) Banheiro feminino.
( ) Banheiro masculino.
( ) Proibido a entrada de homens.
( ) Banheiro masculino.
( ) Proibido a entrada de homens.
16) Leia o texto abaixo.
Mãos à água!
Elas entram em contato com muitas coisas e podem levar microorganismos nocivos para a boca, os olhos e outras partes do corpo. Por isso, as mãos pedem atenção especial. Devem ser lavadas antes das refeições, depois de ir ao banheiro e sempre que tiverem contato com sujeira. A pele da palma das mãos é diferente do restante do corpo, e pode ser lavada mais vezes.
(Revista CHC 176 :: Janeiro/ Fevereiro de 2007 Adriana Bonomo e José Marcos Cunha)
No trecho “Elas entram em contato com muitas coisas...”, a palavra Elas refere-se a
a) [ ] águas. b) [ ] bocas. c) [ ] mãos. d) [ ] refeições.
17) Leia o texto abaixo e responda às questões.
Raiozinho de sol
Um raiozinho fugiu do sol e ficou escondido. Ele queria ver o que acontecia no floresta quando acabava o dia.
Dentro da noite, o raiozinho parecia um sol. Por isso os passarinhos não foram para os ninhos, as abelhas zumbiam sobre as flores e as formigas carregavam os alimentos. Eles diziam cansados: — Que dia comprido! Não tem fim!
Quando amanheceu de verdade, as aves dormiam fora dos ninhos, as abelhas, fora da colmeia e as formigas, no caminho do formigueiro.
O raiozinho viu que sua curiosidade havia atrapalhado a vida na floresta, não deixando os bichinhos descansarem. Arrependido, voltou para o seu pai sol.
SOUZA. Isa Ramos de Azevedo Pequenos contos para gente pequena, vol. 2. São Paulo: Ed. do Brasil.
Marque um X na resposta correta:
Na história, os passarinhos não foram para os ninhos porque o raiozinho de sol
( ) escondeu-se do sol. ( ) era muito curioso
( ) iluminou a noite. ( ) queria ser o sol.
( ) iluminou a noite. ( ) queria ser o sol.
De acordo com a história, o "raiozinho de sol" era
( ) inteligente. ( ) brincalhão.
( ) teimoso. ( ) curioso.
( ) teimoso. ( ) curioso.
O nome da personagem no diminutivo (raiozinho) indica que o raio de sol era
( ) pequeno. ( ) curioso.
( ) querido. ( ) importante.
( ) querido. ( ) importante.
18) Há muitos e muitos anos, viveu em casal de reis cuja maior tristeza era não ter filhos. Não passava um só dia sem que suspirassem:
- Ah! Se tivéssemos um herdeiro...
Uma vez, quando a rainha banhava-se na lagoa do parque real, suspirando assim, uma rã saltou para a margem e disse:
- Alegre-se, Majestade. Quando a primavera chegar, terá uma filha!
Grimm, Jacob e Grimm, Wilhelm. A Bela Adormecida. São Paulo: Ática, 1992 (Fragmento)
Risque o quadrinho que mostra quando a história aconteceu.
[ ] Em um só dia.
[ ] Há muitos e muitos anos.
[ ] Na primavera.
[ ] No outono.
19) Leia o texto:
Tubarão-lixa
O tubarão-lixa é uma espécie muito sedentária, permanecendo imóvel horas no fundo do mar até voltar à atividade. Ele alimenta-se de peixes, crustáceos, ouriços e lulas. O tubarão-lixa não é um animal agressivo, mas é melhor não incomodá-lo. Mede até 4 metros e pode chegar a 400 quilos.
Risque o quadrinho que mostra quem é ELE no texto.
[ ] Crustáceo
[ ] Ouriço
[ ] Peixe
[ ] Tubarão-lixa
20) Leia este trecho e responda a questão abaixo.
“__ Bom…Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando?”
As reticências no final da frase indica
( ) que a frase terminou.
( ) uma pequena pausa na fala.
( ) que a formiga não se lembra mais de nada.
( ) que a formiga vai fazer uma pergunta.
Cd o gabarito?
ResponderExcluir