Postagens populares

8 de julho de 2011

PE. JOÃO SCOTTI

BIOGRAFIA

                 Giovani Scotti, nome de batismo, nasceu aos 05 de abril de 1865, natural da Cidade de Pavia, Província de Pavia, Região da Lombardia, no Nordeste da Itália. Filho legítimo de Pietro Scotti e Enrichetta Chiesa. Sabe-se apenas da existência de um irmão dele, Gaetano Scotti, sepultado no cemitério de Itamonte.
                 Estudou Medicina e Engenharia, ingressando mais tarde no seminário, por intermédio de São João Bosco, que lhe transmitiu muitos ensinamentos. Foi ordenado Sacerdote Salesiano, aos 16 de junho de 1889.Lecionou nos Colégios do Antigo Mestre, na Itália.Veio para a Diocese de Pouso Alegre, a qual pertencia a Diocese da Campanha, antes da sua criação, a convite do Bispo Dom João Batista Correa Nery.
                 Discípulo de São João Bosco, o ilustre Presbítero assume a Paróquia de São José do Picu, aos 02 de junho de 1902, para governar os destinos e progressos espirituais daquela pequena parcela do Povo de Deus. No decorrer de todo seu paroquiato, em quase cinquenta e três anos, confirma-se a visão acertada de sua designação, pois ao lado do sacerdote sempre esteve o pedagogo e o homem erudito.
            Incorruptível e infatigável labutador, cidadão simples e sóbrio, com todo seu extraordinário patrimônio intelectual de matemático,físico, químico, filosófo, músico e cientista naturalista (Biologia, Zoologia e Botânica), contribui para o mais abundante progresso espiritual, moral, ético, social e econômico de Itamonte.
                Uma exaustiva empreitada, a reforma da Antiga Igreja Matriz, consagra a década de 30. A parte externa foi ornada de magnífico aspecto da sua elegante torre de trinta metros de altura, bem como seu ostentoso relógio de quatro mostradores efetivos e o sino, vindos diretamente da Itália. Internamente dotou-a com decorações de suntuosas pinturas a óleo e imagens de seus altares, oriundas da Europa.
                 Padre João Scotti, ao reconhecer que a terra desta localidade, quando bem lavrada, permitia o cultivo de frutas européias, com suas próprias mãos, faz um pomar e inicia a viticultura. Getúlio Vargas, amigo pessoal, era apreciador dos seus vinhos.
                 Após ter analisado o primoroso clima, os encantos paradisíacos e as possibilidades do Município, inaugura uma propagação perspicaz, cujo intuito seria a ligação do antigo Arraial do Picu à rodovia Rio-São Paulo, através de uma auto-estrada:Rio-Caxambu (BR-354), inaugurada por Juscelino Kubitschek.
                 O distinto Padre é o artífice de diversos compêndios de matemática elementar,seguidos em vários Colégios da Itália. Os seus livros foram extremamente galardoados, sendo suas publicações em número elevado. A sua "Geometria Elementar" contou com mais de cem edições, máxima honra da Exposição Internacional de Turim. 
                         É louvável consignar o fato de ser uma personalidade de raro valor, devido a sua cultura artística e científica, ter restringido sua atuação, que poderia ser de absoluta proeminência em um grande centro urbano, à aprazível cidade onde foi Pároco. Tal elucidação está no fascínio da bondade dos habitantes de Itamonte e suas formidáveis belezas naturais.
                           Dom Inocêncio Engelke, Bispo da Diocese da Campanha, por ocasião do Jubileu de Ouro Sacerdotal, na presença de alguns clérigos e dos fiéis, presidiu a Santa Missa, nesta Igreja Matriz de São José, aos 16 de junho de 1939, trasmitindo ao homenageado uma benção muito especial ao Senhor Núncio Apostólico, representante do Papa no Brasil. Nos dizeres do próprio Presbítero: "foi uma verdadeira apoteose".
                            Nos idos de 1953, já na avançada idade de 88 anos, solicitou ao Bispo Diocesano um Vigário Auxiliar a fim de ampará-lo nas atividades paroquiais. Destarte, no dia 13 de maio do corrente ano, Padre Fernando Sales da Silveira vem para Itamonte somar forças com o experiente Sacerdote Italiano assumindo, praticamente, todas as suas funções, por causa da precária saúde. O último batizado, realizado em casa, no seu leito, é datado em 11 de maio de 1954.
                           No princípio do ano de 1955, agravando-se dia a dia o estado de saúde, na Terç-Feira Santa, 05 de abril, Padre João Scotti recebe os últimos sacramentos, ministrados solenemente pelo Padre José Ferreira Leite. Na noite de Sexta-Feira da Paixão, 08 de abril, unindo-se aos sofrimentos do Cristo, entrou em convulsões. Enfim, na madrugada de Domingo da Ressurreição, 10 de abril do ano vigente, às duas horas, falece em residência particular, aos 90 anos de idade, com 65 anos de sacerdócio, o Guia Espiritual que dedicou mais de meio século de vida a este magnânimo povo Itamontense. Os sinos da Igreja Matriz de São José e da Capela de São Francisco de Assis repicaram, numa lúgubre harmonia, tão logo constatou sua morte.
                          O trajeto do fúnebre cortejo saiu da antiga casa, pela Federal, um reconhecimento dos seus esforços em prol daquela rodovia, chegando à Matriz. A Missa de Corpo Presente, presidida pelo Cônego Dalísio Batista Dini, contou com a presença de muitos sacerdotes e centenas de fiéis, a maior aglomeração de pessoas aqui já reunidas. Ao final da cerimônia, os clérigos transportaram o caixão desde a Igreja Matriz até o cemitério, onde foi sepultado aos 10 de abril de 1955. Deu-se o translado dos restos mortais à Gruta de N.S. de Lourdes, no dia 16 de Agosto de 1970.
                  Atualmente, Padre João Scotti é recordado com o maior respeito pelos filhos de Itamonte que, em memória do saudoso Vigário, concederam o nome dele a uma Escola, bem como a uma Rua da Cidade,  gratidão pela prestimosidade, definindo-o assim: " firme nos seus propósitos, de um dinamismo singular, amigo dos bons livros, cortês, combinou na sua psicologia o homem de ação, de inteligência e de sociedade".
                  Padre João Scotti, esmerado Eclesiástico, almejando principiar mais um livro de registro paroquial, obtendo o devido consentimento da Autoridade Diocesana,por meio do seu inolvidável manuscrito, integralmente aqui escaneado, formalizou:

                Após ter averiguado os inequívocos dados, rente às mais fidedignas fontes, redigi uma completa biografia do conspículo Sacerdote no intento de resguardar sua reminiscência, em prol dos porvindouros Itamontenses.
                Destarte, ofereço este imprescindível material histórico-genealógico, uma singela colaboração, à Casa da Cultura Municipal.

             Dado em Itamonte-MG, aos 05 de julho de 2010.
      
             Quinquagésimo quinto ano de morte do Padre João Scotti.

                                                    Pe. Enderson Hebert de Souza
                                                               Vigário Paroquial

Um comentário: