Postagens populares

18 de outubro de 2010

Relato de Projetos de Trabalho


No decorrer do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, foram desenvolvidos quatro projetos de trabalho com integração de tecnologias. Com o desenvolvimento desses projetos pudemos perceber uma evolução interessante na utilização dos recursos tecnológicos. No primeiro projeto foram utilizados apenas recursos como rádio, TV e DVD, além do material impresso; no segundo projeto foram integradas as pesquisas na internet; passando pela gravação em vídeo da dramatização teatral dos alunos no terceiro projeto e finalmente encerramos na quarta unidade, com um projeto que possibilitou a utilização dos recursos do Word - programa de edição de textos, a opção do Google tradutor e a utilização dos recursos do software educacional HAGAQUÊ na produção de histórias em quadrinhos a partir dos vídeos apresentados.
            Uma evolução importante na medida em que possibilitou o desenvolvimento integral dos educandos, o que supõe não só atender as capacidades cognitivas, mas também as afetivas, motoras, de relações interpessoais, de inserção e atuação social. Outro ponto importante a ser considerado refere-se a possibilidade de reflexões pelo professor, acerca da integração das tecnologias ao currículo da escola.
            Um dos desafios que se impõe à escola neste cenário de mudanças da sociedade atual é o de buscar conexões entre os conteúdos desenvolvidos nas áreas e os que surgem espontaneamente da vida cotidiana, e os recursos tecnológicos, quando inseridos com responsabilidade no processo pedagógico, certamente poderão otimizar essas conexões.
            Quando Perrenoud fala sobre competências em sua obra Dez novas competências para ensinar, afirma que as novas tecnologias da informação e comunicação transformam espetacularmente não só nossas maneiras de comunicar, mas também de trabalhar, de decidir, de pensar. Cabe a escola, portanto, promover e valorizar a inserção desses recursos em sua prática pedagógica. (Sandra Mª C.G.Passos)
********************************************************************************
 Pois é , Sandrinha, conclui o quanto as ferramentas tecnológicas foram importantes para a integração e a aprendizagem dos alunos. Ao realizar a atividade que envolveu o Teatro da Pituchinha, por exemplo, foi interessante perceber os conceitos de antes e depois,  ao assistirem o vídeo os alunos debateram o que ficou bom e o que poderá mudar em outra apresentação.
            No último projeto os alunos me surpreenderam quando ao uso do software HAGAQUÊ, pois achei que seria difícil a assimilação do programa, que nada, bastou duas explicações para que o grupo pudesse trabalhar com êxito, e, além disso, a aprendizagem foi além de saber utilizar o recurso, a interdisciplinaridade esteve presente o tempo todo, pois no momento do registro da história em quadrinhos, os erros ortográficos eram revistos pelos próprios alunos e a mediação entre o grupo foi estimulante.
            Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares

Nenhum comentário:

Postar um comentário