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19 de outubro de 2010

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.


Segundo Samuel Rocha Barros (op. cit., p. 170-1), em sentido amplo o currículo escolar abrange todas as experiências escolares.
            É a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola (Jameson-Hicks).
            São todas as experiências dos alunos, que são aceitas pela escola como responsabilidade própria (Ragan).
            São todas as atividades através das quais o aluno aprende (Hounston).   Em sentido restrito currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange dois outros conceitos importantes: o de plano de estudos e o de programa de ensino.

Alves (2004,p 219) comenta:
                         “É preciso criar e desenvolver o espaço-tempo do saber cotidiano para se entender a introdução das novas tecnologias e dos novos conhecimentos no cotidiano de formação dos profissionais que atuam em múltiplos contextos. É preciso compreender o saber que surge do uso, com suas formas e inventividades próprias.”

            Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. Devemos pensar no currículo que se desenvolva por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação. O que implica a incorporação das principais características desse meio digital no desenvolvimento do currículo.. Não se trata mais do uso eventual da tecnologia, mas de uma forma integrada com as atividades em sala de aula.



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