Postagens populares

26 de outubro de 2010

Socializando uma experiência com projeto


Projeto de Revitalização do rio Capivari

            O presente projeto se propõe estabelecer parcerias com entidades de ensino, comercio local e indústrias com abrangência significativa para a revitalização  do Rio Capivari no município de Itamonte. Bem como disseminar informações nas escolas da região junto aos órgãos ambientais envolvendo também os idosos, os professores e alunos das escolas públicas e particulares de forma a sensibilizar a população para a importância  da manutenção de uma floresta as margens do Rio Capivari, reabilitando toda a vida e vegetação que tem o seu  ciclo às margens do rio.         
Por falta de estratégias de desenvolvimento local, o crescimento da cidade tem piorado a qualidade da água do Rio Capivari. A Educação Ambiental fortalece e estimula a participação da população em Ações Ambientais.
 Com a finalidade última de construir estratégias de desenvolvimento local participativo e contribuir para a formação de paisagens que permitam a preservação das margens e o reflorestamento da mesma preservando a biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais, o projeto prioriza a educação ambiental e a conservação dos recursos naturais do nosso município, voltadas para as tecnologias sociais participativas para atingir a almejada sustentabilidade social, ecológica e ambiental.
A área foco deste projeto será às margens do rio Capivari do município de Itamonte, no Estado de Minas Gerais, podendo ser reaplicado em outros municípios de nossa região.

OBJETIVO GERAL


Promover junto com as escolas a construção de um viveiro de plantas da Mata Atlântica visando assim à valorização e reflorestamento das margens do rio Capivari no município de Itamonte – MG.

 OBJETIVO ESPECÍFICO


Plantar 10.000  (dez mil)  árvores de 15 (quinze)  espécies da Mata Atlântica em áreas de preservação permanente, contribuindo para a revitalização do rio Capivari em Itamonte, implantando uma cultura de preservação ambiental junto aos alunos envolvidos no projeto e  à população como um todo.

METODOLOGIA

Ø   Palestra de mobilização.
Ø   Formar equipes para a execução do trabalho.
Ø   Detectar lideranças para coordenação das equipes.
Ø   Capacitação das equipes.
Ø   Montar oficinas para a prática e seu uso em campo.
Ø   Coletar 10,000 garrafas pet.
Ø   Dia de campo, coletar sementes.
Ø   Semeadura.
Ø   Mapear local de plantio identificando os locais por zonas úteis.
Ø   Plantar mudas.
Ø   Estaquiar as mudas uma a uma.
Ø   Identificar as mudas através de placas com nome e tipo.

 RESULTADOS ESPERADOS


·         Efeito demonstrativo   da   proteção   da  vida da vegetação às
margens do rio Capivari;
·         Fortalecimento da consciência ambiental;
·         Comprometimento  com  a   preservação  e  manutenção  das
ações de revitalização do rio Capivari;

RECURSOS COMPLEMENTARES:
Ø  Registro através de fotos da execução do projeto.

CRONOGRAMA

O tempo estimado para a execução do projeto é de 9 meses. 
   



Nenhum comentário:

Postar um comentário