Postagens populares

15 de outubro de 2010

Registro digital da experiência

Atividade 2.7 – Relatório Digital da Experiência



Durante todo o primeiro semestre, as professoras do 5º ano da Escola Municipal “Pe Dr João Scotti desenvolveram com suas turmas as oficinas propostas no Programa “Olimpíadas da Língua Portuguesa”, que tem como principal objetivo, disseminar a proposta de ensino da língua portuguesa com o uso dos gêneros textuais como instrumento e sequência didática de metodologia. O gênero proposto para esta faixa etária foi poema. Vários autores foram pesquisados e as etapas foram vencidas.
Como sugestão para o enriquecimento deste trabalho, desenvolvemos juntamente com a professora do 5º ano B uma pesquisa no laboratório de informática, a qual objetivou apresentar para os alunos a vida e a obra de José Paulo Paes, um dos autores  sugeridos no programa. O uso do laboratório de informática é sempre muito interessante para os alunos. A atividade proposta possibilitou o contato com diversas poesias, gênero textual que encanta leitores de todas as idades. Esta parceria garantiu o envolvimento de todos os alunos, sem exceção.
O desenvolvimento da atividade transcorreu conforme as etapas descritas no planejamento. Conforme combinado previamente, a turma foi dividida em grupos de dez alunos para que os mesmos pudessem trabalhar individualmente, sem com isso comprometer a troca de experiências que ocorreu de forma natural, pois todos tiveram liberdade para socializar suas descobertas. O tempo previsto para a participação de cada grupo somente foi alterado pela dificuldade de alguns alunos ao manusear o computador; pelo menos dois alunos em cada grupo de dez não possuíam conhecimentos elementares sobre o equipamento.
Ao avaliar o desenvolvimento desta atividade, observamos principalmente a importância do planejamento em todas as atividades desenvolvidas na escola; uma atividade bem planejada garante o alcance dos objetivos. Com relação ao uso das tecnologias, constatamos o valor deste recurso para orientar a pesquisa dos alunos e tornar as aulas mais atraentes e interessantes e com isso, garantir uma aprendizagem mais efetiva e significativa. É real e crescente o interesse e envolvimento das crianças e jovens pela tecnologia. À escola cabe utilizá-la como um recurso que favoreça a otimização do processo de aprendizagem, orientando os alunos para a correta utilização desta ferramenta, no que diz respeito à leitura e à postagem de textos por exemplo.
Acreditamos que a internet e o computador oferecem um mundo de possibilidades que se forem exploradas com atenção e responsabilidade, podem trazer benefícios ao trabalho do professor, da Educação Infantil ao Ensino Superior e em todas as disciplinas do currículo escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário