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14 de outubro de 2010

Registrando a própria reflexão

Unidade I      -     Atividade 1.2


“Reconhecer a dimensão humana da docência,
 incluindo as dificuldades do cotidiano escolar,
 é admitir a presença e a força dos afetos
na determinação da identidade do professor
e na sua atuação profissional”

A sala de aula é o espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares. Em tempos passados, o professor era visto como um sujeito unificado, com uma presença estável no meio social. Atualmente tem sido comum identificar o professor no papel de mediador do conhecimento, uma identidade que se constrói a partir da relevância que cada profissional dá a sua própria atividade docente, através de valores, atuação no mundo, das representações de vida, saberes, sentimentos, expectativas presentes no seu cotidiano, com as relações estabelecidas enquanto seres como um todo, dentro das escolas e fora delas.
O professor precisa ser conduzido para as novas práticas e incentivado a refletir sobre novas metodologias e uso das novas tecnologias, discutindo a sua experiência dentro do ambiente escolar e com seus pares. É preciso se conscientizar e  quebrar uma mera rotina de muitos anos que não é formadora. Formadora será a prática de reflexão sobre a experiência adquirida ao longo dos anos enfim, a pesquisa e a troca coletiva sobre essa experiência

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