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13 de outubro de 2010

Pesquisa por projetos


Unidade I    -   Atividade 1.7
 PROJETO LEITURA EM AÇÃO
Tema: Leitura 
Título: Leitura em ação
Objetivo Geral: Considerando o processo de ensino-aprendizagem deparamos com uma grande defasagem em relação à leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais, tomando como uma das causas o número escasso no acervo bibliotecário da escola.
Entender a leitura, ter leitores que sentem prazer nessa prática, mediar textos e leitores são desafios da escola nos tempos atuais. Segundo Magda Becker Soares “a leitura é interação verbal entre indivíduos, indivíduos socialmente determinados: o leitor, seu universo, seu lugar na estrutura social, suas relações com o mundo e os outros; entre os dois: enunciação e diálogo”. Diante da proposta de formar leitores sabemos que o livro didático e o livro literário não são materiais suficientes para o desenvolvimento das habilidades de um leitor dinâmico e criativo. Portanto cabe a escola oportunizar o acesso aos textos que circulem em nossa sociedade, de grupos letrados, com diferentes construções discursivas para que os alunos se apropriem desses modelos, a fim de ampliar suas possibilidades comunicativas.
A Escola Municipal Pe.Dr. João Scotti criada em 1966 - antes escola estadual e a partir de 1999 municipalizada, atende à clientela do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, atualmente com 765 alunos matriculados. A estrutura do prédio é razoável, com 8 salas de aula, necessitando de um segundo endereço para atender a sua clientela. O número de professores soma o total de 50 e de funcionários 23.
Conteúdos Curriculares: Projeto Interdisciplinar envolvendo, Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia, Artes e Educação Física. 


Mídias utilizadas: Rádio, TV, DVD, vídeo, material impresso.
Resultados Esperados:
·         Acesso garantido à leitura diversificada em toda comunidade escolar.
·         Prática de leitura que formem leitores expressivos: dinâmicos e criativos.
·         Ampliação das possibilidades comunicativas.
·         Professores e demais funcionários leitores e usuários da biblioteca.
·         Melhor desempenho dos alunos em todas as disciplinas a partir do trabalho com a leitura, interpretação e produção de diversos gêneros textuais.
·         Alunos com maior motivação e interesse pela leitura como fonte de prazer, informação e conhecimento;
·         Consciência da leitura como caminho para formação pessoal e social do ser humano;
·         Interação família e escola e a prática de leitura.
·         Ampliação do acervo da biblioteca da escola.

Avaliação:
A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica, levando-se em conta principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades no decorrer do projeto.
Avaliar o momento é enxergar as expectativas futuras, enquanto semente o Projeto Leitura em Ação promoveu grande aprendizagem, tanto nos alunos quanto nos professores, pois nesse espaço de tempo a Literatura, a Arte e a Lingua Portuguesa puderam ser apresentadas e aprendidas de maneira diferente e prazerosa. Os alunos começam a despertar o gosto pela leitura e os professores mais empenhados em desenvolver esse processo, utilizando instrumentos de fácil acesso a leitura.
A biblioteca que em seu espaço físico é pequena, torna-se apertada em suas estantes com a chegada de 268 livros que foram doados até o momento pela comunidade.

Analisando o Projeto

1)  Interdisciplinaridade
A fragmentação do ensino é hoje superada pela idéia de interdisciplinaridade que, por sua vez, rompe com paradigmas ultrapassados. Hoje, o foco é o aluno, considerado como sujeito e signatário de sua aprendizagem. Pressupõe-se que essa maneira de entender o processo de ensinar e aprender encontre sincronia com as propostas que exigem uma visão maior, mais ampla, mais globalizada, uma vez que a sociedade atual estrutura-se em redes interligadas, fazendo com que as escolas, seus gestores e toda a comunidade escolar absorvam essa idéia e se adaptem a essa nova maneira de ensinar e interagir com o meio. Não podemos mais trabalhar com os conteúdos como se fossem peças interdependentes, em que as disciplinas são justapostas sem conexão entre si. A tendência atual sugere a sua visualização como uma rede de saberes que se entrelaçam entre si a fim de estabelecer conexão entre as peças que a compõem. Assim procedendo, o professor possibilita ao aluno habilidades e competências de forma que este tenha uma visão multifacetada do objeto de conhecimento em estudo. Temos que torná-lo apto a compreender, relacionar, estabelecer relações, aplicar, sintetizar e avaliar não somente os conteúdos de uma determinada disciplina, mas as disciplinas afins da área de conhecimento em questão.

2)  Uso das mídias
O ponto de partida para o desenvolvimento e realização do projeto foi a pesquisa, a qual se desenrolou através do uso de várias ferramentas tecnológicas desde a  pesquisa virtual ao material impresso.
A partir da busca e organização de informações oriundas de distintas fontes e tecnologias, valorizou-se a articulação entre novas formas de representação de conhecimentos através das mídias e respectivas formas de linguagem que mobilizaram pensamentos criativos, sentimentos e representações, contribuindo para a comunicação, a interação entre pessoas e objetos de conhecimento, a aprendizagem e o desenvolvimento de produções.

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