Postagens populares

4 de junho de 2009

PROJETO LEITURA EM AÇÃO - EM Pe.Dr. João Scotti _ 2009


PROJETO LEITURA EM AÇÃO

JUSTIFICATIVA:

            Considerando o processo de ensino-aprendizagem deparamos com uma grande defasagem em relação à leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais, tomando como uma das causas o número escasso no acervo bibliotecário da escola.
Entender a leitura, ter leitores que sentem prazer nessa prática, mediar textos e leitores são desafios da escola nos tempos atuais. Segundo Magda Becker Soares “a leitura é interação verbal entre indivíduos, indivíduos socialmente determinados: o leitor, seu universo, seu lugar na estrutura social, suas relações com o mundo e os outros; entre os dois: enunciação e diálogo”. Diante da proposta de formar leitores sabemos que o livro didático e o livro literário não são materiais suficientes para o desenvolvimento das habilidades de um leitor dinâmico e criativo. Portanto cabe a escola oportunizar o acesso aos textos que circulem em nossa sociedade, de grupos letrados, com diferentes construções discursivas para que os alunos se apropriem desses modelos, a fim de ampliar suas possibilidades comunicativas.
A Escola Municipal Pe.Dr. João Scotti criada em 1966 - antes escola estadual e  partir de 1999 municipalizada, atende à  clientela do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, atualmente com 765 alunos matriculados. A estrutura do prédio é razoável, com 8 salas de aula, necessitando de um segundo endereço para atender a sua clientela. O número de professores soma o total de 50 e de funcionários 23.

OBJETIVO GERAL:

Conscientizar comunidade/escola para a importância da leitura no desenvolvimento do ser humano, articulando ações que promovam o acesso aos livros e adquirindo-os para a biblioteca, bem como associar leitura à alfabetização letrada.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

>  Reconhecer a importância da leitura para ampliação dos conhecimentos e também como fonte de prazer.
>  Incentivar o gosto pela leitura através do contato com livros, leitura compartilhadas, contação de histórias.
>   Desenvolver o senso de observação, imaginação e criatividade.
>   Ampliar o repertório pessoal.
>   Apropriar-se de diferentes tipos de textos que circulam socialmente.
>   Propiciar capacitação docente a fim de se tornarem leitores assíduos.
>   Integrar a comunidade, família e escola  nas práticas de leitura.
> Organizar um espaço aconchegante para leitura na biblioteca, bem como incentivar a doação de livros de qualidade.



CONTEÚDOS CURRICULARES:

>  Língua Portuguesa
>  Literatura
>  Artes


METODOLOGIA

            O Projeto Leitura em Ação foi desenvolvido com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, somando 300 alunos distribuídos em 16 turmas.  O período de execução do projeto foi de março a maio de 2009 com culminância dia 04 de junho de 2009.
            Com o objetivo de conscientizar a comunidade para a necessidade de adquirir livros para a biblioteca, foram confeccionados e distribuídos panfletos; visitas às escolas locais para a coleta de livros novos ou semi-novos, bem como carta pedindo doação de livros enviadas a algumas pessoas próximas à escola.
Os trabalhos foram desenvolvidos a partir da seleção de obras literárias tendo como principais autores: Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Ruth Rocha, Eva Furnari, Marieta Leite, Mauricio de Souza, Ana Maria Machado, Esopo, La Fontaine e outros textos do contexto social como: jornais, revistas, bulas, gibis, receitas, bilhetes.
            Entre as ações do Projeto Leitura em Ação, contamos com a participação de pais e pessoas da comunidade para o trabalho de Contação de Histórias na sala de aula.
            Durante o período de preparação, os professores desenvolveram com seus alunos as atividades de sala relacionadas à escolha do tema seguindo de apresentação de palco e exposições dos trabalhos.

1º Tema: A Importância da leitura na história -  Alunos do 4º ano A – Profª. Sueli
            O texto começa por retratar o contexto familiar, e conta a trajetória da criança desde o berço materno até a conclusão  do ensino médio, etapa em que  deverá refletir sobre cada umas das fases que viveu  e entender que podemos ser aquilo que sonhamos e desejamos.
            Os alunos pesquisaram sobre os poetas da cidade e fizeram uma exposição da obra de cada um dos poetas Itamontenses.
           
Exposição: Poesias de poetas da cidade.

2º Tema: Nossas Fábulas Alunos do 5º ano A – Profª. Ana Lúcia
Aprofundando os estudos sobre as fábulas, os alunos do 5º ano A criaram suas próprias fábulas assim tituladas: “Confie, desconfiando”; “Quem vê cara não vê coração”; “Descuido traz conseqüências”;”Bom em pele de mal”; “Trabalhe para ter sustento”;”O fraco pode ajudar o forte”; “Os mentirosos podem falar a verdade que ninguém acredita”;
             “Quem nasce burro, burro morrerá”; “ A inveja mata”; “Amor com amor se paga”; “Dizer é fácil, fazer é que são elas”; “Ajuda que o céu te ajudará”.
           
Apresentação de três fábulas criadas pelos alunos.
Exposição: Caricatura e Biografia de Esopo e La Fontaine.

3º Tema: Dona Baratinha- Alunos do 3º ano B – Profª.Lúcia Rosa
Peça Teatral: Dona Baratinha de Ana Maria Machado
            Exposição: Caricatura, poesias e  biografia de Ana Maria Machado
  
4º Tema: O Vento Amigo – Alunos do 4º ano B – Profª. Wilsa
            Peça Teatral: O vento amigo de Ruth Rocha
          Exposição: Caricatura, poesias e  biografia de Ruth Rocha

5º Tema: Leitura em todos os lugares - Alunos do 3º ano C – Profª. Neusinely
            Apresentação do musical “A Porta” de Vinícius de Moraes
Exposição: Caricatura, poesias e  biografia de Vinicius de Moraes
                             Textos que circulam o contexto social: Jornal, revista, bula, gibi, catálogo, lista telefônica, bilhete, anúncio, propaganda.

6º Tema: Pout-pourri com Vinícius de Moraes  - Alunos do  5º ano B – Profª. Bia
            Musical: A casa, O Gato, A Galinha D’angola.
             Versão escrita pelos alunos: A galinha d’ Angola. A Casa. O Gato

            Exposição: Caricatura, biografia, Varal de Poesias de Vinícius de Moraes

7º Tema: Histórias dos Contos de Fadas - Alunos do 5º ano C – Profª. Renata
            Peça Teatral: Deu a louca nos contos de fadas (adaptação feita pelos alunos)
           
8º Tema: A Travessura do Saci - Alunos do PAV – Profª. Terezinha
            Peça Teatral : Adaptação “ A travessura do Saci”
Exposição: Histórias do Saci Pererê

9º Tema: A Pituchinha -  Alunos do 1º ano C – Profª Maria Cláudia
            Peça Teatral : A Pituchinha de Marieta Leite
Exposição: Confeccão do livro da Pituchinha pelos alunos.

10º Tema: O Mundo Encantado das Fábulas - Alunos do 3º ano A – Profª Adriana
          Peça Teatral : O Ratinho e o Leão
                               A Galinha Ruiva
Exposição: Dobraduras,Fábulas,Caricatura e Biografia de Esopo e La Fontaine.

11ºTema: No mundo da leitura com Eva Furnari - Alunos do 1º ano A – Profª Cláudia
             Peça Teatral: A Bruxinha
            Jogral: “Não confunda” de Eva Furnari
            Musical: Jogo das Rimas com o nome do alunos.
            Exposição: Caderno de Receitas da Bruxinha
                           Caricatura, biografia de Eva Furnari

12º Tema: Conhecendo os personagens do Sítio-  Alunos do 1º ano B – Profª Nanci
            Musical : Emilia, Emília, Emília
          Exposição: Caricatura,biografia de Monteiro Lobato
                          Caderno dos Personagens do Sítio e suas características

13º Tema: De quadro em quadro – HQ - Alunos do 2º ano A – Profª. Ecila
            Musical: “ Sou a Mônica” ; “ Bidu”
          Exposição: Caricatura, biografia de Mauricio de Souza
                           Gibis, caderno de histórias em quadrinhos.

14º Tema: Vinícius só para crianças -  Alunos do 2º ano B – Profª Maria Jaqueline
            Declamação da Poesia: As Borboletas
           Exposição: Caricatura, Biografia e Poesias de Vinícius de Moraes

15º Tema: Ler, brincar e brilhar com Ana Mª Machado - Alunos do 2º ano C – Profª Luísa
            Teatro de Fantoche: Banho sem chuva
            Exposição: confecção da Centopéia, atribuída ao livro “A centopéia e seus sapatinhos”, caricatura, biografia de Ana Maria Machado.

16º Tema: Um passeio pelo mundo da leitura com Cecília Meireles - Alunos do 2º ano D – Profª Liliane.
            Declamação das Poesias:  Leilão de Jardim
                                                As Meninas
                       Exposição: Caricatura, Biografia e Poesias de Cecília Meireles




ARTICULAÇOES ENTRE AS AÇÕES:
           
>   Motivar para a leitura criando um circuito de leitura onde o professor reserva tempo para contar histórias ,estimula a troca de livros, abre espaço para a escolha, pelo aluno, do que ele quer ler;
>   Leitura de textos informativos;
>   Leitura de poesias;
>   Leitura de textos recreativos;
>   Confecção de cartazes e convites;
> Envolvimento dos pais e familiares, trazendo para dentro da sala de aula experiências de leituras, de contação de histórias, de causos relatados pelos pais ou pessoas da comunidade.
>  Leitura compartilhada de textos literários variados; leitura pessoal de gibis; jornais; revistas (roda de leitura); pesquisas em dicionários: enciclopédias; livros-textos; etc..  
>   Leitura compartilhada com os filhos em casa;
Dramatizações;
>   Músicas;
>  Paródias;
>  Produção de textos,
>  Varal de Poesias;
>  Envolvimento da equipe escolar para a realização do projeto contribuindo para o bom êxito do mesmo;
>  Registro através de fotos, vídeos dos momentos de preparação e execução do projeto.
> Contribuição de cidade vizinha na doação de placas de papelões para a confecção de painéis literários.
>   Montagem no dia da culminância de stands com os temas apresentados e exposição dos trabalhos realizados em classe.

RECURSOS UTILIZADOS:

>  Humanos: Diretora, Supervisoras, professores, funcionários, alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, pais e pessoas da comunidade;
>  Materiais:  material de apoio pedagógico, material xerografado e mimeografado, carro,diversos tipos de papéis, fotos, tintas, murais, aparelho de som, cds, vídeos, fitas, livros, revistas, jornais, stands, palco.

RESULTADOS ESPERADOS:

Acesso garantido a leitura diversificada em toda comunidade escolar.
>   Prática de leitura que formem leitores expressivos: dinâmicos e criativos.
>  Ampliação das possibilidades comunicativas.
>  Professores e demais funcionários leitores e usuários da biblioteca.
>   Melhor desempenho dos alunos em todas as disciplinas a partir do trabalho com a leitura, interpretação e produção de diversos gêneros textuais.
>  Alunos com maior motivação e interesse pela leitura como fonte de prazer, informação e conhecimento;
>  Consciência da leitura como caminho para formação pessoal e social do ser humano;
>  Interação família e escola e a prática de leitura.
>  Ampliação do acervo da biblioteca da escola.


AVALIAÇÃO:

Avaliar o momento é enxergar as expectativas futuras, enquanto semente o Projeto Leitura em Ação promoveu grande aprendizagem, tanto nos alunos quanto nos professores, pois nesse espaço de tempo a Literatura, a Arte e a Lingua Portuguesa puderam ser apresentadas e aprendidas de maneira diferente e prazerosa. Os alunos começam a despertar o gosto pela leitura e os professores mais empenhados em desenvolver esse processo, utilizando instrumentos de fácil acesso a leitura. A biblioteca que em seu espaço físico é pequena, torna-se apertada em suas estantes com a chegada de 268 livros que foram doados até o momento  pela comunidade.
O Projeto Leitura em Ação, como o nome menciona, terá para o próximo semestre de 2009  um outro segmento, que será a leitura compartilhada das salas, incentivada pela ficha de leitura mensal, a contação de história de uma sala para outra,e ainda com a participação dos pais e pessoas da comunidade na contação de histórias.
Para melhoria do Projeto Leitura em Ação, para o próximo ano, o objetivo é a construção de uma sala maior para a biblioteca, e quanto as ações pedagógicas maior incentivo quanto à propagação e definições de temas. 





(Ilda Cristina da Silva Lima)



Nenhum comentário:

Postar um comentário