Postagens populares

20 de setembro de 2010

Apresentação hipertextual da atividade planejada

PORTFÓLIO



MODULO I – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO



Atividade 1.3 - Discutindo sobre a entrevista do dr. Ladislau Doubor

Atividade 1.4
Tecnologias existentes nas escolas



Atividade 1.7 - Pesquisa por Projeto
Projeto Leitura em Ação – EM Pe. Dr. João Scotti
JUNHO_2009


Atividade 1.8– Esboço em slide da atividade


MÓDULO II – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
       
Atividade 2.1 - Navegar à deriva
Atividade 2.2 – O que é hipertexto?
Atividade 2.3 – Interagindo com os colegas no fórum da plataforma
Atividade 2.4 – Criando um portfólio
Atividade 2.5 – Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
Atividade 2.6 – Executando a atividade planejada
Atividade 2.7 – Registro Digital da Experiência
Atividade 2.8    – O pôster
Atividade 2.9 – Vagando pela Wikipédia
Atividade 2.10 – Socialização – apresentação dos trabalhos para o grupo e publicação no portfólio.



MÓDULO III – Práticas Pedagógicas e Mídias digitais

Apresentação do Vídeo “O Passo” e discussão com os colegas.

Conhecendo repositórios de material digital.

Produtos e Objetos do Portal do Professor, sugestões de idéias para os colegas.

Apresentação hipertextual com esboço de atividade.

Planejando uma atividade usando mídias digitais

ATIVIDADE – 3.7
Execução da atividade planejada
ATIVIDADE – 3.8
Criar um produto hipermídia

Planejando uma atividade com mídias digitais

O Encanto das Histórias Infantis

Adaptação: Peça Teatral “ A Pituchinha”

Objetivos:

   Participação dos alunos na Semana do Excepcional na APAE do Munícipio;
   Desenvolvimento da oralidade;
   Interesse pela leitura;
   Valores e Atitudes;
   Expressão Corporal;

Componentes Curriculares:
 Língua Portuguesa, Artes, Literatura, Ensino Religioso.

Conteúdo: 
 Prática de Leitura e Escrita.

Ano/Série
 Ano: 1º e 2º.

Duração das atividades
Uma semana.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
       Conversa informal com os alunos sobre a história que seria apresentada;

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa:

Estudo coletivo de material de leitura
1. Alunos organizados em duplas.
2. Cada dupla receberá um exemplar do livro “A Pituchinha”.
3. Os alunos deverão manusear os livros recebidos, fazendo uma exploração geral do mesmo. Em seguida, a classe deverá responder perguntas sobre os seguintes aspectos:
a. Que tipo de livro é este (de contos, poemas, lendas, )? Como você descobriu (Pelo título? Figura da capa? Conhecimento do autor?)?
b. Quem é o autor (brasileiro, estrangeiro)? Onde você encontrou essa informação? Mostre para todos os colegas!
c. Há algum outro lugar no livro que apresente informações sobre o autor (Oriente para que procurem dentro do livro, na orelha, na quarta-capa)? Que tipo de coisa o autor costuma escrever, considerando estas novas informações? Você já leu alguma obra dele? Qual? Gostou? Por que? Leria outra? Por que?
d. Qual é o título do livro? Como você descobriu?
e. Qual é a editora do livro? Onde se encontra essa informação? Você já conhece essa editora? Leu algum livro publicado por ela?
Observação: a cada resposta dada, os alunos deverão responder como foi possível descobrir aquela informação, mostrar como fizeram para encontrá-la, a fim de possibilitar o compartilhamento de procedimentos de manuseio do portador.
f. Considerando o título do livro, a ilustração da capa, quem o escreveu, como você acha que será a história que ele conta?
g. Observando as ilustrações, dentro do livro: o que você acha que vai encontrar na história? Por que?
4. Depois dessa exploração geral, os alunos deverão responder se escolheriam esse livro para ler e por quê. Durante o processo, será feita uma problematização das respostas, considerando os dados da exploração feita.

2ª etapa

Estudo do material de leitura:
1. Os alunos deverão levar o livro para casa e ler, sabendo que na Roda de Leitores, comentarão a leitura feita, explicando se gostaram mesmo e por quê.

3ª etapa

Roda de leitores
1. Organizados em círculo, cada um contará como foi a leitura do livro: se a escolha foi bem feita ou não e por quê. Os alunos poderão, inclusive, ler trechinhos do livro para ilustrar o que falam ou para mostrar do que gostaram.
2. Ao final, cada aluno mesmo aqueles que, porventura não tenham apresentado a leitura - escreverão um recadinho para colocar no mural Compartilhando Leituras, para os colegas, comentando, rapidamente se gostaram ou não do livro e por quê, indicando se recomendam ou não a leitura do material.

4ª etapa

   Apresentação  da Peça Teatral: " A Pituchinha"na Apae do Município em comemoração da semana do excepcional.
   Gravação em vídeo.

 
Recursos Complementares
Camêra digital
Microfone
Livros
DVD
TV

Avaliação
A avaliação foi feita considerando a participação e a evolução dos alunos no decorrer de todo o processo e em cada atividade em particular, observando se a partir dessas aulas os alunos se sentiram mais motivados a ler na escola, de levar livros para casa, ou seja, se criaram o hábito da leitura. Além de aspectos como: 
- a leitura dos alunos, se houve uma melhora na fluência dos que ainda não tinham essa habilidade. 
- através das produções textuais (sinopses), se houve uma melhora na ortografia, no vocabulário.
- espera-se que o aluno demonstre ter compreendido o texto lido (por ele mesmo ou por outra pessoa) e seja capaz de recontá-lo de maneira geral e não fragmentada.
 - a qualidade da argumentação construída pelos alunos - orais e escritas - os textos incorporam informações que demonstram o aprendizado proposto? Como eles estão relacionando os diversos textos entre si? Há indícios de inferência e de extrapolação? Como eles utilizam os aprendizados?
             Quanto a avaliação feita pelos alunos sobre sua participação na dramatização da história, os mesmos relataram que no início sentiram vergonha quando depararam com tanta gente para assistir o teatro. Gostaram muito de participar da dramatização, disseram que teria que ter um microfone para cada personagem, pois as pessoas que estavam no fundo do salão não ouviram com clareza o teatro. Também disseram que a música que cantaram deveria ter sido mais ensaiada; um dos alunos achou que deveria melhorar a fala (falar mais alto e devagar) e melhorar a imagem do vídeo.

19 de setembro de 2010

Produtos e Objetos do Portal do Professor, sugestões de idéias para os colegas.

Navegando pelo site: Portal do Professor

Espaço da aula

Recursos Educacionais

Trabalhando com poesias:
Cecília Meireles: Ou Isto ou Aquilo? 

Biografia de Ruth  Rocha :
http://br.youtube.com/watch?v=jvJnrim4AJY


           As novas tecnologias trazem ao cenário escolar novos elementos e problemas, novas necessidades, anseios e medos. Tal situação provoca questionamentos, a saber: como a escola vem respondendo a esse movimento tecnológico? Quais as implicações pedagógicas desse aparato nas salas de aula? Dessa forma, os profissionais da educação, no espaço escolar, devem conscientizar-se do papel práxico que lhes cabe na contemporaneidade, como instigadores de aprendizagens embasadas em conhecimentos provisórios, históricos e mutáveis, entendendo que a introdução das tecnologias na escola deve ser percebida como uma possibilidade a mais na otimização do processo ensino-aprendizagem. Neste contexto sugerimos os sites relacionados abaixo:
Portal do Professor, TV Escola, Portas Curtas, Domínio Público.

Conhecendo repositórios de material digital

A História da Escrita e a História das Letras

- Sugestões para produções de textos: A luta pelo pirulito

Outros Vídeos:
A maçã do amor
As duas minúsculas lagartas
A minúscula lagarta XXL
Minusculo Tranquilo
Minúscula Joaninha Hiperativa
Minúsculo


             Dos sites visitados apreciei os vídeos acima citados com o intuito de levar para a sala de aula uma maneira diferente, motivadora e prazerosa para se trabalhar a produção escrita explorando também as áreas perceptivas da criança.